domingo , 28 abril 2024
BA

ÁREA EM ATERRO SANITÁRIO DESATIVADO GANHA NOVO DESTINO E VIRA ESCOLA PARA CRIANÇAS E ADULTOS EM FORTALEZA

117

Cabos PVC, latas de óleo e materiais que para muitos poderiam ser considerados “lixo” ganharam um novo significado e hoje são brinquedos. Uma compactadora de lixo desativada foi transformada e virou um espaço para brincadeiras e leitura, com parte térrea e piso superior. Assim, a área administrativa de um aterro sanitário desativado foi adaptada e ganhou um novo destino, transformando-se em uma escola e impactando uma pequena comunidade em Caucaia, região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará. O nome da escola resume o propósito do projeto: Novo Destino.

A escola foi inaugurada há dois anos e, atualmente, oferece aulas de reforço em leitura, escrita, matemática, educação ambiental e competências socioemocionais para cerca de 90 crianças e jovens de 6 a 17 anos, e alfabetização para 40 adultos, com aulas diárias no contraturno no escolar. O projeto é fruto de uma parceria entre Grupo Marquise, Ecofor, MDC, GNR Fortaleza e Instituto Alicerce.

De acordo com Suzana Marinho, diretora da GNR Fortaleza, a escola nasceu a partir de uma pesquisa que tinha como objetivo entender as necessidades da população do entorno, tendo como foco principal a educação. “A escola Novo Destino está sendo uma experiência muito rica para todos. A união e colaboração entre os grupos empresariais e o Instituto Alicerce foram muito importantes para o sucesso desse projeto. Nós conseguimos visualizar a frequência, o desenvolvimento e o aprendizado de cada criança. Também recebemos feedbacks positivos dos pais sobre a evolução dos filhos não só dentro da escola, como fora dela”, afirma Suzana.

Espaço lúdico

Além de um ambiente de aprendizado, o local também ganhou este ano um espaço lúdico: o Parque Criativo, inaugurado em julho. A iniciativa busca alinhar a criação de um espaço de recreação baseado no viés socioambiental, realizando o reaproveitamento de materiais recicláveis ou material de sobra das atividades de coleta de resíduos, como caçamba de caminhão coletor, latas de óleo, cabos PVC, estimulando o ciclo de sustentabilidade para as crianças.

Todo o projeto, que faz parte de um trabalho desenvolvido pelo artista e design Narcélio Grud, tem como objetivo focar na sustentabilidade e dar um novo destino aos resíduos.

O parque pode ser explorado pelas crianças de diversas formas. Ao todo, são dois mobiliários musicais, uma gangorra com canos que se cruzam, dois bancos que também são brinquedos e que permitem girar e andar em cima. Já os compactadores agora são espaços acolhedores que podem ser bibliotecas e brinquedotecas, com parte térrea e piso superior.

 “Todos os equipamentos passaram por higienização e inspeção de qualidade e segurança. O trabalho é cuidadosamente feito por vários profissionais que estudam as diversas formas de ressignificar objetos que, a priori, iriam para o lixo, mas, com criatividade e um olhar mais atento, podem ter sua vida útil prolongada”, pontua Grud.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

BASegurança

BA: 51 fuzis foram apreendidos este ano, até outubro

Ao menos 51 fuzis foram apreendidos entre janeiro e outubro de 2023...