domingo , 28 abril 2024
BASegurança

BA: 51 fuzis foram apreendidos este ano, até outubro

152

Ao menos 51 fuzis foram apreendidos entre janeiro e outubro de 2023 em operações policiais na Bahia. Conforme a Secretaria de Segurança Pública do estado, as maiores apreensões de fuzis no ano ocorreram durante ações nas regiões de Tancredo Neves, Calabar e Valéria – bairros de Salvador.  

De acordo com informações da SSP-BA, o número é o maior da história. A marca foi alcançada com os dois fuzis apreendidos pela Polícia Militar no último sábado (21), após perseguição de detentos.

Segundo a Secretaria de Segurança do estado, durante operações em setembro “três armas do calibre 5,56 foram achadas com integrantes de duas facções, além de granadas no bairro de Valéria”.

No mesmo mês, um grupo de criminosos gravou um vídeo exibindo fuzis e indicando uma “invasão” na região do Calabar e Alto das Pombas. Dois dias após a divulgação, as forças de segurança fecharam o cerco contra o bando e apreenderam seis fuzis”.

Outro caso de repercussão com apreensões de fuzis aconteceu em junho. Durante uma campana para impedir que um “bonde” (grupo com dezenas de integrantes de facção) atacasse traficantes rivais na região do Subúrbio Ferroviário, foram localizados 13 fuzis. “O ataque foi frustrado e, durante a perseguição que terminou no bairro de Tancredo Neves, as armas foram encontradas”.

Em nota, a SSP-BA informou que “a ampliação do trabalho de inteligência, com as implantações de novos Núcleos, e a integração das Polícias Militar, Civil e Federal, e a instalação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) têm relação direta com as apreensões”.

Bahia registra alto índice de violência

Desde o mês de junho o estado tem apresentado altos índices de violência. Entre os dias 1º de setembro a 2 de outubro, foram registradas pelo menos 71 mortos em confrontos envolvendo a polícia no estado e facções — sendo 68 delas de suspeitos de envolvimentos com crimes e uma de um policial federal, o agente Lucas Caribé e mais dois policiais militares, segundo a polícia militar do estado.

Conforme dados do Instituto Fogo Cruzado, em setembro 203 tiroteios foram registrados na Grande Salvador, um aumento de 9% em relação ao número de tiroteios do mês anterior (186). Deste total de tiroteios, a maioria deles foi oriunda de operações policiais (74), disputas entre grupos armados (20), perseguições (10) e outras motivações, que assustaram a população e que restringiram serviços básicos em alguns bairros.

Dentre os bairros mais atingidos pela violência armada em setembro estão: Alto das Pombas, Calabar e Valéria. Para o especialista em segurança pública Leonardo Santana é preciso aprimorar ainda mais a integração entre órgãos federais, estaduais, municipais e as agências com afinidades com a segurança pública  — a fim de melhorar na condução das operações de segurança pública.

“Tem uma linha do tempo que não é algo breve, então nós estamos falando de pelo menos uma década do que precisa ser reavaliado no que se refere à política pública. Os órgãos de inteligência, como eles têm atuado e como tem sido o investimento para esses órgãos? Quando você não tem um tratamento das informações, dos dados, estatística, quando você não tem uma integração dos órgãos, quando você não tem um monitoramento desses números e quando você não passa por um processo de reavaliação para saber se aquilo funcionou ou não, naturalmente nós temos esses aumentos, nós temos essas alterações muito ruins para o cidadão de uma maneira geral”, avalia. Fonte: Brasil 61

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Segurança

CSP promove reunião secreta para debater fuga em Mossoró

A recente fuga de dois presos do presídio federal de segurança máxima...

Segurança

Proposta obriga companheiro agressor a ressarcir vítima de violência doméstica

O Projeto de Lei 5906/23 obriga o companheiro agressor a arcar com...

Segurança

Carnaval: cuidados redobrados com a segurança na volta para casa

Os dias chuvosos exigem cuidado redobrado na volta para a casa após...

Segurança

Violência contra às mulheres continua crescendo em Goiás

Advogado considera que há leis eficientes para amparar as mulheres vítimas de...