domingo , 28 abril 2024
Goiânia

Prefeitura de Goiânia adere ao Virada Ambiental 2023 e incentiva empresas a participarem do Programa Selo Sustentável

114

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), aderiu ao Projeto Virada Ambiental da Universidade Federal de Goiás (UFG). Desta forma, o programa Selo de Sustentabilidade da Amma ganhou mais um incentivo para a participação de empresas que adotarem o Virada Ambiental com o plantio de mudas de árvores.

Na prática, as empresas podem ser certificadas. “A intenção é estimular ainda mais ações socioambientais sustentáveis para ampliar a beleza da cidade e melhorar a qualidade de vida em Goiânia”, afirma o presidente da Amma, Luan Alves.

No ArborizaGYN 3.0, quando será realizado o plantio de 90 mil mudas de árvores em áreas de recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) do Jardins do Cerrado 4, a Amma e a UFG realizam o plantio simbólico de mil mudas, em celebração à assinatura da adesão pela Prefeitura de Goiânia ao Virada Ambiental, pela primeira vez. O acordo com a UFG já havia sido firmado em 30 de agosto de 2023.

“A Amma incluiu o apoio a eventos ambientais como a Virada Ambiental como projetos certificáveis pelo Selo de Sustentabilidade de Goiânia incentivando ainda mais a adesão de empresas sediadas na Capital. É um grande avanço para o meio ambiente”, afirma o biólogo da Amma Pedro Baima.

A primeira empresa a aderir à parceria entre a UFG e Prefeitura de Goiânia foi o Sindicato do Comercio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto). A iniciativa vai promover o plantio de árvores nativas pelos postos de combustíveis.

Selo Sustentável
O programa divide os projetos em sete áreas temáticas: Água, Emissão de Gases do Efeito Estufa, Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Energia Limpa, Biodiversidade e Socioambiental. Para que a empresa receba a certificação, é preciso atingir a pontuação de 10 a 40 pontos, conforme critérios estabelecidos por instrução normativa.

Cada tipo de projeto recebe uma nota, e o acúmulo delas gera a somatória de pontos que resultam nos selos. Com 10 pontos, por exemplo, a empresa recebe o Selo de Boas Práticas. Já o Selo Bronze é concedido a organizações que somem 20 pontos. Por fim, os selos Prata e Ouro são certificados a organizações que atinjam 30 e 40 pontos, respectivamente.

A adesão ao programa é voluntária e a certificação é concedida a empreendimentos passíveis ou não do licenciamento ambiental, desde que regularizados junto ao município. Os empreendimentos que tiverem seus projetos aprovados receberão o Selo de Sustentabilidade Ambiental com direito de figurar no Cadastro dos Empreendimentos com Certificação em Sustentabilidade Ambiental e poderão participar do Prêmio Goiânia Sustentável, que todo ano premia as empresas mais engajadas em cerimônia no Paço Municipal.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Goiânia

Prefeitura de Goiânia abre inscrições para a 2ª Edição do Prêmio Goiânia Sustentável

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente...

Goiânia

Prefeitura de Goiânia disponibiliza palestras para funcionários de bares e restaurantes sobre protocolos para auxiliar vítimas de assédio

A Prefeitura de Goiânia disponibiliza palestras para funcionários de bares e restaurantes...

Goiânia

Refis 2023: Prefeitura de Goiânia inicia negociações pela Semana de Conciliação nesta segunda-feira (6/11)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Procuradoria-Geral do Município e da...