domingo , 28 abril 2024
CulturaRS

Cristina Canale apresenta exposição inédita em Porto Alegre

91

O Instituto Ling abre seu calendário de exposições em 2024 recebendo a mostra inédita A Casa e o Sopro, com 22 trabalhos de Cristina Canale, artista carioca estabelecida na Alemanha desde 1993. A exibição, com curadoria de Daniela Labra, reúne obras raramente vistas pelo público, sendo quatro delas inéditas, que revelam a marca autoral de Cristina, uma pintora madura, dona de uma linguagem visual própria e singular. A seleção conta com pinturas a óleo sobre linho ou tela, além de desenhos em aquarela e técnica mista, em composições de cores vibrantes com elementos antropomorfos e botânicos.

A inauguração será no dia 27 de fevereiro, terça-feira, às 19h, com um bate-papo entre a artista e a curadora. Para participar, basta fazer a inscrição prévia e sem custo pelo site institutoling.org.br. A mostra é uma oportunidade para o público de Porto Alegre revisitar o trabalho de Cristina que, há mais de uma década, não tem uma exposição individual apresentada na cidade.

A pintura mais antiga exibida na galeria do centro cultural é Branco de Medo, de 1992, que abre a visita, com uma paleta de cor baixa e figuras de contornos difusos, que pertence a uma fase de investigação em modulação cromática da artista. A mais recente é a inédita Sopro, de 2023, que contém alguns antecedentes formais de sua obra, com composição e texturas.

O título da mostra remete à presença de elementos “sólidos” ou “gasosos” contrastantes. “Ele alude às mitologias do sopro que dá vida ao barro, ou mesmo ao vidro – material rígido translúcido resultante da transmutação de massa liquefeita soprada. Examinando a relação entre opacidade e transparência, a casa como signo de solidez contrasta com a imaterialidade do ar/sopro, cuja força pode tanto destruir como servir de alento, regeneração ou agente polinizador”, explica Daniela em seu texto curatorial.

A exibição poderá ser conferida com entrada franca até o dia 1º de junho, de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h. Há também a possibilidade de agendamentos com mediação para grupos, sem custo, mediante inscrição pelo site www.institutoling.org.br/visite.

A mostra tem realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Crown Embalagens.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

CulturaSP

Academia Paulista de Letras debate“Censura e Literatura Infantojuvenil”

no próximo dia 9 de maio Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Ilan...

Cultura

Divulgada programação da Feira Internacional do Livro de Bogotá de 2024

Com 29 escritores brasileiros, uma delegação de 90 convidados e mais de...

BrasíliaCultura

Repente, literatura de cordel e o forró de pé de serra: Festival celebra a cultura nordestina no DF

Evento também celebrará na Ceilândia o 64º aniversário de Brasília A região...

Cultura

Em segundo romance, paulistana Regiane Folter aborda a superação dos traumas causados pela violência contra a mulher

Publicado pela Editora Folheando, “Mulheres que não eram somente vítimas” propõe um...