Entre os dias 3 e 7 de junho, o mais importante evento internacional de discussão de água e saneamento realizado no Brasil oferece uma plataforma exclusiva e interativa para a troca de conhecimentos e experiências no setor com a participação autoridades e especialistas de renomadas universidades nacionais e internacionais e instituições financeiras como o BID e Banco Mundial, discutindo temas como saneamento em áreas vulneráveis, tecnologias inovadoras, regulação social, gestão para redução de perdas e financiamento de projetos sustentáveis.
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) realizará, de 3 a 7 de junho, a Brazil Water Week 2024, que acontecerá de 3 a 7 de junho, totalmente online, em plataforma exclusiva e interativa. Esta edição traz como tema central “Água e Saneamento para o Desenvolvimento Sustentável”, abordando questões fundamentais para o futuro dos recursos hídricos e do saneamento no Brasil e no mundo.
A cerimônia de abertura (com transmissão pelo YouTube https://www.youtube.com/live/2MbI8WpUiWM?si=WITT4hNn0R6D3VCR) contará com a presença de destacadas autoridades brasileiras, além de líderes de organizações internacionais, que compartilharão suas visões e políticas para o desenvolvimento sustentável do saneamento em nível global. Estão confirmadas as participações de: Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água; Jose Luis Inglese, presidente da AIDIS – Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental; Tom Mollenkopf, presidente da IWA – International Water Association; Franz Rojas, coordenador da Agenda da Água e Vice-Presidente de Desenvolvimento Social do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF); Saroj Kumar Jha, diretor Global para Água do Banco Mundial; Tiago Pena Pereira – Especialista Setorial da Divisão de Água e Saneamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento; Filipe Sampaio, diretor da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e representante do Fórum Latino-americano da Água, Leonardo Picciani, secretário nacional de Saneamento do Ministério das Cidades; Natália Resende, secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, e André Salcedo – Diretor-Presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, que serão recepcionados por Alceu Guérios Bittencourt – presidente nacional da ABES.
Além das autoridades governamentais, o evento reunirá uma gama diversificada de mais de 100 especialistas e instituições de renome. Entre os participantes estão representantes de universidades como a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa – Portugal; Instituto de Pesquisas Hidráulicas – IPH/UFRGS; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Lusófona, de Portugal; Universidade da Flórida, nos Estados Unidos; Cranfield University, da Inglaterra; Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP); e University of Victoria, do Canadá, que trarão suas pesquisas e inovações na área de recursos hídricos e saneamento.
Instituições financeiras como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também marcarão presença, discutindo o financiamento de projetos sustentáveis, especialmente nas áreas rurais, visando a inclusão social e acesso universal, bem como compartilhando estudos de caso sobre iniciativas bem-sucedidas ao redor do mundo. A colaboração com essas entidades reforça a importância de um investimento estratégico e sustentável no setor.
A BWW 2024 se destaca ainda pela participação de especialistas internacionais, que contribuirão em todas as sessões do evento, trazendo uma perspectiva global sobre os desafios e soluções para a gestão da água e saneamento, compartilhando experiências de diferentes países e estratégias inovadoras.
Esta quarta edição do evento oferecerá uma programação rica e diversificada, em 19 sessões técnicas. Serão abordados temas como Tratamento de Esgotos – ETEs sustentáveis, Regulação Social, Avanços no Reúso de Água, Soluções Baseadas na Natureza, tecnologias inovadoras para a gestão de redução de perdas, financiamentos do setor de saneamento, ações para o combate às mudanças climáticas, segurança hídrica, tecnologias para dessalinização, entre outros.
A Brazil Water Week 2024 será uma oportunidade única para profissionais, pesquisadores, gestores públicos e privados, estudantes e a sociedade em geral se atualizarem sobre as melhores práticas mundiais e inovações no setor de água e saneamento, promovendo a troca de conhecimentos e experiências que contribuirão para um futuro mais sustentável.
O conteúdo ficará disponível aos inscritos por 90 dias após o término do evento.
Mais informações sobre a programação e inscrições: www.brazilwaterweek.com.br
Deixe um comentário