Tramita na Assembleia Legislativa a proposição de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), que institui a Política de Incentivo à Educação Quilombola no estado de Goiás. A proposta traz, dentre seus objetivos, a valorização da cultura e história das comunidades tradicionais em nosso estado, em especial a quilombola, com enfoque no incentivo à autonomia didático-pedagógica dessas comunidades.
Em sua justificativa, o parlamentar destaca que a educação vai além do ambiente escolar, sendo “ambiente de pesquisa e promoção de cultura, principalmente dentro de comunidades que desenvolvem o conhecimento local próprio, como é o caso dos quilombos”, pontua.
No projeto, o deputado defende, ainda, que a política de incentivo à comunidade quilombola auxilia na superação do racismo institucional e estrutural, promovendo, por meio da educação, a valorização da identidade brasileira.
A matéria foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e também na Comissão de Educação da Casa de Leis e deve entrar na pauta de votações do Plenário em breve. (Fonte: Agência Assembleia de Notícias)
Deixe um comentário