quarta-feira , 22 janeiro 2025
Educação

MEC orienta envio de Diagnóstico das Escolas

23

Encontro ficou marcado pela apresentação de um passo a passo para as redes de ensino, que busca evitar erros no preenchimento do documento e garantir o melhor resultado para o financiamento das escolas

OMinistério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu o webinário Preenchimento do Diagnóstico das Escolas 2024 nesta quinta-feira, 19 de dezembro. Durante o evento, foi apresentado um passo a passo detalhado a fim de evitar erros e garantir o melhor resultado para o financiamento da educação básica. O encontro foi voltado a diretores, coordenadores pedagógicos e demais responsáveis pelo envio das informações e está disponível no canal do MEC no YouTube.

“Esse é um momento muito importante de reflexão para a melhoria da educação básica e da gestão educacional no país”, apontou o coordenador-geral de Apoio à Gestão Escolar, Fábio Paiva. “O diagnóstico é fundamental para pensar sobre as necessidades do ensino e sobre o que as escolas têm feito de correto, além de auxiliar na construção de um planejamento que esteja ancorado na realidade e nos verdadeiros desafios das instituições. Os dados também são essenciais para que o MEC consiga tomar decisões mais assertivas e criar novas ações.”

O coordenador-geral de Apoio às Redes Educacionais, João César da Fonseca, reforçou a importância de que todas as escolas respondam ao questionário. “Queremos reduzir ao máximo o esforço das escolas e redes e disponibilizar a maior quantidade de informações de gestão possível, de forma a fortalecer a educação brasileira e assegurar a qualidade do ensino. As questões feitas nesse diagnóstico, sobretudo as que tratam de gestão, não estão presentes no Censo Escolar e, por isso, é extremamente necessário que todas as redes respondam”, completou.

Os dados do Diagnóstico das Escolas, promovido pelo MEC, podem ser enviados até 5 de janeiro de 2025. Organizada em temas que proporcionam identificar lacunas, a ferramenta apoia a gestão escolar e a reflexão sobre a situação atual da escola, contribuindo para o processo de planejamento. Para participar, diretores devem acessar o PDDE Interativo — do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) — e enviar as informações.  

O encontro também contou com a presença do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Aléssio Costa.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Educação

CAIXA paga parcela do Pé-de-Meia nesta terça-feira (01)

A CAIXA paga, nesta terça-feira, 01 de outubro, nova parcela do Programa...

Educação

Grupo da USP alcança posição de destaque na América Latina em competições de cibersegurança

Estudantes do ICMC que fazem parte do Ganesh têm somado ótimos desempenhos...

Educação

Projeto da USP ensina alunos de escola pública a criarem jogos virtuais voltados à sustentabilidade

Estudantes da escola estadual Sebastião de Oliveira Rocha aprenderam técnica de programação...