domingo , 24 novembro 2024
BrasilPolítica

Doria recua e anuncia que participará do primeiro debate das prévias do PSDB com Leite e Virgílio

24

O governador de São Paulo João Doria anunciou neste sábado que participará do primeiro debate das prévias do PSDB, que será promovido pelo GLOBO e Valor Econômico na próxima terça-feira, e transmitido em tempo real por sites e redes sociais dos dois veículos.
Ontem à tarde, ele havia divulgado carta informando que não participaria do evento, alegando que o PSDB não dialogou previamente com os candidatos sobre as regras e que “o formato não permitiu o entendimento entre todos”. Neste sábado, no entanto, ele voltou atrás na decisão:
“Após receber centenas de mensagens do Brasil inteiro de filiados e apoiadores da sua candidatura, o governador de São Paulo, João Doria, reconsiderou sua decisão e irá participar do debate promovido pelo jornal O Globo e Valor Econômico no próximo dia 19 no Rio de Janeiro”, informou em nota.
Como previsto nas regras acertadas com o partido, e assinadas pela direção do PSDB e pelos demais pré-candidatos, mesmo sem a presença de Doria o debate estava mantido entre os outros participantes das prévias: o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. O debate terá perguntas entre os pré-candidatos com tema livre e perguntas de colunistas do GLOBO e do Valor.
O modelo de perguntas livres entre candidatos e perguntas de jornalistas para candidatos é consagrado e usado há décadas em disputas majoritárias no Brasil e no mundo, e inclusive se tornou marca dos debates de prévias dos partidos norte-americanos.
A realização do evento foi anunciada publicamente pelo GLOBO e pelo PSDB no dia 3 de setembro e desde o início da organização o partido havia informado que todos os pré-candidatos — na época o senador Tasso Jereissati também estava na disputa — haviam se comprometido a participar com as regras que fossem estabelecidas pelos jornais.
O presidente do PSDB, Bruno Araújo, que na sexta-feira lamentara a decisão de Doria, mas disse que a respeitava, comemorou neste sábado:
— É uma revisão de decisão bem-vinda. Vamos ao debate.
Um dos outros dois participantes do debate, Arthur Virgilio disse que recebeu a decisão de Doria com “alegria”:
— Custava a crer que Doria, com a representatividade que tem, como governador de São Paulo, não participaria de um debate tão importante. Fico feliz com o fato de ter reconhecido que o debate, as divergências, as opiniões contrárias são o sal da terra. (fonte:oglobo.globo.com)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...