sábado , 23 novembro 2024
BrasilPolítica

JANELA PARTIDÁRIA: PL DEVE SE TORNAR O MAIOR DA CÂMARA

18
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é camara-1024x613.jpg

Pelos próximos 30 dias os deputados federais podem trocar de partido sem receber punição, é o período da chamada “janela partidária”. As mudanças já devem estar de acordo com o cenário eleitoral, tanto que a expectativa é de que o partido que mais cresça seja o PL, que contou com a filiação do presidente Jair Bolsonaro. A maioria dos novos filiados deve vir do extinto PSL, que se juntou ao Democratas formando o União Brasil, que conta, sem as mudanças de partido, com 81 deputados federais e ainda deve se manter com uma das maiores bancadas.
Já o PL está com 43 deputados e deve contar com a adesão de quase 30 nomes, se tornando a maior bancada na Câmara Federal.
O Podemos também deve contar com movimentações e a previsão é que a bancada dobre na Câmara, indo de 11 para 22 deputados. O partido é puxado pelo ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, que deve concorrer ao Palácio do Planalto.
Sendo assim, as maiores movimentações devem acontecer do campo da direita e do centro, deixando a esquerda estável. O PT, partido em que deve concorrer o ex-presidente Lula, tem 53 deputados no momento e também deve ficar entre as três maiores bancadas depois de finalizadas as movimentações.
Além de trocar de partidos, nestas eleições a novidade é que as siglas vão poder se unir em federações para disputar e para atuar nos próximos quatro anos. Sobre isso, ontem o MDB anunciou que não se se federar e que pretende viabilizar a candidatura da senadora Simone Tebet à presidência da República. De toda forma, o líder do partido na Câmara dos Deputados, Baleia Rossi, Por fim, Baleia Rossi disse estar aberto ao diálogo com os presidentes do União Brasil, Luciano Bivar, e do PSDB, Bruno Araújo, bem como com todos que queiram construir uma alternativa à polarização.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...