domingo , 24 novembro 2024
BrasilJustiça

Telegram é liberado depois de cumprir exigências de Moraes

33

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, revogou ontem o pedido de bloqueio do Telegram em todo o país, depois que o aplicativo de envio de mensagens atendeu às exigências impostas. Entre elas, as que visam combater desinformação e divulgação de notícias falsas, com a suspensão de contas que espalham fake news e selos em informações consideradas “imprecisas”.

O Telegram nomeou um representante no Brasil e o fundador do aplicativo pediu desculpas admitindo que a empresa foi negligente com a justiça brasileira. O Telegram ainda confirmou ao STF ter excluído a publicação de Jair Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas, com dados de um inquérito sigiloso do Tribunal Superior Eleitoral, também ter excluído o canal “Claudio Lessa Oficial”, que traria desinformação e ataques à Corte, assim como os de Allan dos Santos, que tem ordem de prisão emitida pelo Supremo.

Alexandre de Moraes havia determinado o bloqueio do Telegram enquanto não houvesse o cumprimento de pendências judiciais. O presidente Jair Bolsonaro que usa um canal da empresa para falar com apoiadores, classificou a suspensão como inadmissível e ilegal. A Advocacia-Geral da União entrou, ainda no sábado, contra o pedido de bloqueio, defendendo que a medida seria desproporcional já que, para alcançar poucos investigados, prejudicaria milhões de usuários, afetando ainda microempreendedores.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Justiça

Previdência social também contempla as pessoas com deficiência física

Especialista explica sobre os direitos dos PcDs junto ao INSS e como...

Brasil

Nova Carteira de Identidade Nacional possibilita melhoria dos serviços públicos

Secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação, Rogério...