quinta-feira , 21 novembro 2024
BrasíliaPolítica

Rodrigo Maia, há dois meses fora do DEM, cogita migrar para o MDB

44

Ex-presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, ainda está sem partido depois que deixou o DEM. A saída do partido se deu com o racha da sigla no momento da votação do seu substituto para a presidência da Câmara. Na campanha Maia apoiou Baleia Rossi (MDB-SP), enquanto o presidente do DEM, ACM Neto, mobilizou a bancada da sigla a apoiar a chapa do atual presidente Arthur Lira(PP-AL), “abençoado” pelo presidente Jair Bolsonaro e aliados.
Em entrevista ao Estadão, Maia disse que pretende decidir o novo Partido em até um mês, antes de retomar as atividades em plenário, para poder participar de debates importantes como da PEC Emergencial já com a nova sigla.
A sigla para a qual deve migrar ainda não está definida, mas segundo Maia, atualmente está conversando muito com o MDB, partido com o qual relata ter uma “relação histórica muito importante”. Outro destino cotado é o PSL. Porém, Maia deixa claro que, com a atual composição de bolsonaristas na sigla, a mudança é improvável. O parlamentar não descarta ainda a criação de um novo partido de centro.
Questionado sobre as dezenas de pedidos de impeachment contra Bolsonaro que ficaram engavetados durante sua gestão à frente da Câmara, Maia repetiu que não há apoio político suficiente para o processo avançar. Disse ainda que o mais indicado seria a abertura de uma CPI para apurar, por exemplo, crimes cometidos pelo governo federal na pandemia.
Sobre 2022, o deputado diz ser uma disputa na qual projetos individuais terão que ser deixados de lado e acredita de quatro nomes – João Doria, Luciano Huck, Luiz Henrique Mandetta e Eduardo Leite – deve sair um nome, uma chapa única.
“Todos têm o direito de colocar o seu projeto até um determinado momento. A partir daí, é óbvio que tem de se consolidar uma candidatura. Todos quatro, cada um com as suas vantagens e desvantagens, têm de fazer isso”, diz.
(com edição do portal: senadoemfoco)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...

Política

Reforma tributária segue em discussão no Congresso

Entre um turno e outro das eleições municipais, as votações importantes no Congresso...

Política

Comissão de Constituição e Justiça aprova proposta que permite ao Congresso suspender decisão do Supremo

A proposta altera a Constituição e ainda precisa ser analisada por uma...