sexta-feira , 23 maio 2025
BrasilJustiça

“Ainda tem muita gente para prender”, diz Moraes em evento com ministros

66

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse durante evento com outros magistrados, que “ainda tem muita gente para prender” e “muita multa a aplicar” no país. O comentário foi feito na sequência de um comentário do ministro Dias Toffoli, do Supremo, que falava sobre prisões e multas feitas e aplicadas nos Estados Unidos durante a invasão do Capitólio, em 2021.

“Quem imaginava que ia ter uma invasão no Capitólio? (…) Lá, 964 pessoas já foram detidas, nos 50 estados, acusados de crimes cometidos desde 6 de janeiro”, disse Toffoli.

Moraes então emendou. “Fiquei feliz com a fala do ministro Toffoli, porque comparando os números ainda tem muita gente para prender e muita multa para aplicar”, afirmou.

Durante o tempo de fala, Moraes ainda comentou sobre o que se fazer para preservar a harmonia entre os poderes. “Há necessidade da manutenção de aprimoramentos, uma evolução crescente do Poder Judiciário e das supremas cortes”, disse. O magistrado também lembrou da necessidade de democratização e transparência das decisões das cortes constitucionais, como o STF.

“No Brasil avançamos a partir da legislação de 1999 — ressaltando as audiências públicas, para trazer a sociedade civil de volta ao debate. A democratização é importante para ampliar a legitimidade. E a fundamentação é o dialogo da corte com a sociedade. Não há nada mais fundamentado que os votos do STF”, concluiu, em um comparativo às cortes de outros países, com mecanismos menos avançados que o Brasil.

O comentário acontece dois dias após os atos violentos dos bolsonaristas em Brasília. Os extremistas incendiaram carros, ônibus e até mesmo uma delegacia da área central da capital foi depredada. Eles chegaram a invadir a Polícia Federal para tentar libertar o cacique José Acácio Serere Xavante, preso por participação em manifestações antidemocráticas. (Com informações do Correio Braziliense)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Brasil terá política nacional para expandir internet via cabos submarinos

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, anunciou que o governo...

Brasil

Fundo da Marinha Mercante: indústria naval do Rio de Janeiro conta com investimento de 6,6 bilhões

Após o Fundo da Marinha Mercante (FMM) aprovar 14 projetos no estado...

Brasil

Itaipu e Itaipu Parquetec lançam nova fase da Expedição do Conhecimento

São quatro caminhões equipados com uma série de atividades interativas sobre água,...

Justiça

Criança quebra dente em cruzeiro e MSC é condenada por negligência

Justiça condena MSC Cruzeiros por negligência após criança quebrar dente durante viagem...