domingo , 28 abril 2024
EducaçãoGO

Estudantes goianienses são premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica

116

O prefeito Rogério homenageou os estudantes goianienses que foram destaque da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na tarde desta quarta-feira (8/11), no Paço Municipal. As três equipes receberam prêmios pelos avanços em categorias diferentes da modalidade. No próximo ano, Goiânia será a sede nacional da competição.

“Educação é algo primordial em qualquer lugar do mundo. Nós, de fato, temos trabalhado muito de mãos dadas, com vários projetos, tanto voltados para a educação quanto para o esporte. Capacitando para chegar a momentos como esse, que trazem valorização para nossas crianças e enchendo os pais de orgulho”, disse o prefeito Rogério, que também convidou os alunos para conhecerem os laboratórios makers do município.

Goiânia foi representada por três equipes: a Ipetrônic, formada por alunos do colégio Visão, obteve o primeiro lugar na etapa estadual e ficou em quarto na etapa nacional, além de receber o Prêmio Maker Nacional; e os times BrainBots e CapiBot, ambos do colégio Lassale, que dividiram a segunda colocação na etapa estadual e ficaram respectivamente em 11º e 12º na etapa nacional, além de receberem os prêmios Robustez Nacional e Inovação Nacional. Todos receberam certificado de homenagem pelas conquistas e espírito esportivo demonstrado durante a competição.

O secretário municipal de Educação (SME), Rodrigo Caldas, ressaltou durante o discurso os investimentos e a expansão da cultura maker na rede municipal. “O prefeito Rogério tem incentivado e cobrado a gente a cuidar dos nossos estudantes. Sempre pensando no que temos à nossa disposição em tecnologia. Foi o prefeito que mais investiu em educação também, não só na formação, mas na valorização dos professores. Ele se preocupa em dar condições aos nossos alunos despontarem. Tanto é verdade que pulamos do décimo para o quarto lugar no IDEB”, disse.

O secretário municipal dos Esportes (SMES), Danilo Rabelo, destacou que o prefeito Rogério tem acompanhado de perto a evolução dos desportos, inclusive confidenciou que foi o próprio que o avisou sobre a inclusão da robótica como modalidade esportiva. “A Prefeitura nunca investiu tanto no esporte como nos últimos três anos. Há dez anos nós não tínhamos uma secretaria, e por entender que o esporte é um investimento e não custo, foram feitos importantes aportes. Nesse ano foram quase R$ 30 milhões”, afirmou.

A coordenadora do Colégio Lassale, Meigna Ferreira, elogiou o prefeito Rogério pelo apoio à robótica nas escolas municipais. “É interessante perceber que a Prefeitura já tem feito esse investimento em tecnologia e robótica, porque é para além disso. Quando o estudante se percebe capaz de errar e aprender, desperta o desejo de fazer melhor. A gente trabalha a autoestima dos estudantes. O papel dos governantes é fazer isso: valorizar”, opinou a educadora.

Artur Souza Nogueira, de 15 anos, membro da equipe BrainBots, explica que o projeto foi desenvolvido pelos próprios alunos e com peças próprias. “Nós ficamos em uma posição muito boa no estadual e conseguimos a classificação para o nacional. Ano que vem vamos procurar uma posição melhor, estando em casa. É uma honra muito grande poder apresentar o robô para o prefeito Rogério”, diz.

Laboratórios

O prefeito Rogério inaugurou sete unidades de laboratórios makers na rede municipal de ensino. O projeto de robótica educacional insere a cultura tecnológica dentro do processo de ensino-aprendizagem da rede municipal de educação. O objetivo é incentivar alunos e professores a desenvolverem o interesse por ciência e robótica. Os laboratórios contam com computadores, rede de internet banda larga, rede lógica, televisão, quadro de ferramentas do material para uso Maker e mobiliário para as aulas no ambiente tecnológico.

“A nossa rede é composta por 400 escolas com 113 mil alunos. Nós temos sete laboratórios makers e o prefeito Rogério nos cobrou para expandirmos para toda a rede de ensino integral. Quem sabe não podemos fazer uma troca de experiências, colocando nossa rede à disposição para conhecer os nossos avanços e poder aprender com vocês também”, disse o titular da SME, Rodrigo Caldas.

Equipes que participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica:

Ipetrônic

Maria Fernanda Nascimento Oliveira
Rebecca Draschi Moura
Sofia Pereira Gomes

Brainbots

Arthur Sousa Nogueira
Caio Fidelis Teixeira
Gabriel Cavalcante Sodré Brito
Pedro Gomes de Carvalho Franco

Capibots

Melissa Delgado de Paula Moraes
Nicolas Massahiro Harada Linhares
Otávio Gonçalves Pacheco

Colocação das equipes na etapa nacional da competição de robótica:

Ipetrônic – 4º Lugar Geral e Prêmio Maker Nacional
Brainbots – 11º Lugar Geral e Prêmio Robustez Nacional
Capibots – 12º Lugar Geral e Prêmio Inovação Nacional

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

GOPolítica

Gustavo Sebba é o novo presidente do PSDB em Goiás

O deputado Gustavo Sebba assumiu a presidência estadual do PSDB em Goiás,...

Educação

Estudantes não têm interesse em graduação 100% à distância

Pesquisa divulgada pela ABRAFI mostra que presencialidade está entre os aspectos mais...

Educação

Programas de pós-graduação precisam mudar para voltar a atrair jovens talentos, afirmam especialistas

Os programas de pós-graduação do Brasil precisam mudar para atrair jovens talentos...

Educação

Medalhistas da Olimpíada Brasileira de Biologia, organizada pelo Butantan, garantem vagas em universidades públicas

Estudantes que aplicaram por modalidade olímpica conquistaram vagas nos cursos de medicina,...