sábado , 19 abril 2025
BrasilSaúde

Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio: conscientização da saúde mental e gerenciamento do estresse podem salvar vidas

37

O Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio (WSPD), comemorado anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A cada 40 segundos, alguém perde a vida por suicídio. Um estudo que examinou o comportamento suicida durante o lockdown do COVID-19 na Índia pelo ‘International Journal of Mental Health Systems’ encontrou um aumento de 67,7% nos relatos da mídia on-line sobre comportamento suicida. Em comparação com 2019, os suicídios relatados durante o lockdown foram de indivíduos significativamente mais velhos, com maior probabilidade de ter entre 31 e 50 anos.

No primeiro ano da pandemia em 2021, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com um resumo científico divulgado pela (OMS). As preocupações com possíveis aumentos para 2022, levaram 90% dos países a incluírem programas de apoio à saúde mental e psicossocial. Assim fazendo um Chamado de alerta a todos os países para intensificar os serviços e apoio de saúde mental.

Dr. Higor Caldato (@drhigorcaldato) – médico psiquiatra e sócio da clínica Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) com especializações em psicoterapias e transtornos alimentares, diz que o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é um dia de conscientização, que vem todos os anos com o objetivo de reforçar a conversa sobre o suicídio e mostrar que a prevenção e recuperação dessas pessoas é possível, e ele é um dos profissionais que se mobiliza sempre para falar sobre o assunto através de um olhar direcionado para a psicoeducação.

Houve um aumento significativo nos casos de ansiedade e depressão observado em consultório, durante e pós pandemia. Dr. Caldato, ressalta: “os transtornos mentais sempre estiveram presentes, só pioraram após a pandemia. Além disso, notamos que as pessoas se tornaram mais conscientes de suas emoções e sentimentos após lockdown. Parecem estar menos resistentes a falar sobre suas emoções e mais conscientes em buscar ajuda. Adolescentes e crianças estão realmente entre os mais afetados, os adolescentes me confidenciam medo do futuro e de voltar a se socializar presencialmente, além do mundo virtual; o motivo é a necessidade cada vez maior de aprovação por pessoas que cada vez mais se comparam às outras. Sendo assim, reforço que cada um deve valorizar seus potenciais e entender os seus limites. Ao alinharmos essas expectativas, podemos reduzir a impulsividade diante das frustrações, melhorar a autoestima e evitar o pensamento ou desejo de morte.”

Para o Dr. Alexandre Lucidi (@alucidi) – médico geneticista, atuante em Neurogenética e neurologia, gatilhos importantes podem ser o meio ambiente e o estilo de vida que tanto são observados na geração atual. A frase do sociólogo polonês Zygmunt Bauman em que descreve “vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar” exemplifica o caráter temporário das coisas e a maior quantidade de informação distribuída. Muitas vezes existe uma exigência para cumprir padrões assistidos na mídia e a frustração dos desejos com poucos recursos psíquicos pode causar estresse, ansiedade e depressão. Dr. Alexandre Lucidi comenta: “a difusão de informação através de mídias digitais e a participação de redes sociais podem ser interessantes quando a qualidade do consumo é avaliada de forma positiva. Existem programas de suporte à saúde mental on-line, por exemplo.”

Entretanto, os programas assistenciais de saúde mental poderiam ser mais abrangentes para a população em geral. As organizações de saúde deveriam atender alunos de escolas públicas gratuitamente ou dar um desconto considerável para que alcancemos e possamos prevenir casos de suicídio.

No Brasil temos o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, que atendente gratuitamente todas as pessoas que precisam conversar, sob total sigilo pelo telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Saúde

Vacinação contra gripe: campanha é prorrogada até 31 de janeiro na região Norte

Os moradores da região Norte têm até o dia 31 de janeiro para...

Brasil

#BotaPraAndar prioriza início de obras do Minha Casa, Minha Vida em primeira rodada de 2025

As reuniões virtuais contemplaram empreendimentos em estado mais avançado nas cidades de...

Brasil

Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do pavimento rodoviário...

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...