quinta-feira , 21 novembro 2024
Saúde

Atividade física é aliada fundamental para a saúde endócrina

69

Exercício físico regular faz parte do pilar de tratamento da menopausa, osteoporose, diabetes e obesidade

Nos últimos anos, a atividade física se tornou coadjuvante e entrou no pilar da prevenção e manutenção da saúde, incluindo o sistema endocrinológico, responsável pela produção e regulação de hormônios e que desempenha um papel vital na manutenção do equilíbrio do corpo e mente.

Ao praticar exercício físico, o corpo libera endorfinas, substâncias químicas que atuam como analgésicos naturais e promovem uma sensação de bem-estar. Essa resposta hormonal positiva não apenas contribui para o alívio do estresse, mas também influencia diretamente a regulação hormonal.

Diabetes – Os dados (leia aqui) da Federação Internacional do Diabetes (IDF) apontam que o Brasil ocupa o 6º lugar entre os 10 principais países com adultos (20 a 79 anos) com diabetes em 2021 (e nas projeções para 2045); Somos o 3º país com maior prevalência de diabetes tipo 1 (92.300 pessoas), em pessoas abaixo dos 20 anos de idade, atrás apenas da Índia e Estados Unidos. A endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato explica que a prática regular de atividades físicas melhora a metabolização da glicose.

Obesidade – Está ligada a disfunções endócrinas, incluindo resistência à insulina e desregulação hormonal. A atividade física não só auxilia na perda de peso, mas também atua como um mecanismo de prevenção, reduzindo os fatores de risco associados à obesidade.

Segundo a World Obesity Federation a estimativa é de que um bilhão de pessoas em todo o mundo – incluindo 1 em cada 5 mulheres e 1 em cada 7 homens – viverão com obesidade até 2030.

Menopausa – A atividade física é uma grande aliada para minimizar os sintomas da menopausa e contribui para o controle de peso e metabolismo, que tendem a ficar prejudicados nessa fase de vida da mulher. Além disso, exercício físicos regulares no climatério e menopausa contribuem para o fortalecimento ósseo, para a melhora do humor, na redução do estresse e na saúde do coração, já que as mudanças hormonais na menopausa estão relacionadas a um aumento do risco cardiovascular.

Osteoporose – A musculação é muito importante para prevenir osteoporose, pois músculos fortes dão mais sustentação aos ossos. Caso a musculação não seja a prática favorita, a dica é intercalá-la com algum exercício que a pessoa considere prazeroso.

A especialista explica que a osteoporose é caracterizada por perda de massa e deterioração de qualidade óssea conforme vamos envelhecendo. De acordo com o IBGE (leia aqui), o número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4% em 12 anos. No Brasil, a projeção de expectativa de vida em 2025 é de 82,1 anos (leia aqui)”, conta Dra. Lorena.

“Diante desse panorama, incentivar a prática regular de exercícios torna-se uma responsabilidade coletiva. Os benefícios vão além da estética. Atividade física é sinônimo de saúde e qualidade de vida”, finaliza Dra. Lorena.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Saúde

Associação de Hormonologia critica decisão da Anvisa de suspender implantes hormonais manipulados

A Associação Brasileira de Hormonologia (ASBRAH) criticou a decisão da Anvisa de...

Saúde

COVID-19: secretarias estaduais de saúde registraram tendência de queda de casos no DF, GO e RJ

O mais recente Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com dados...

Saúde

Mulheres têm 50 vezes mais chances de desenvolver infecção urinária

O Hospital Urológico se une ao Outubro Rosa para conscientizar as mulheres...

Saúde

Incidência de cálculo renal aumenta na seca

Com mais de 100 dias de estiagem, muitos goianos enfrentam dificuldades para...