segunda-feira , 25 novembro 2024
MundoPolítica

“Serei o presidente que convoca o país à união nacional”, diz Yamandu Orsi

3

Candidato da Frente Ampla celebrou vitória histórica no Uruguai com compromisso de inclusão, democracia e diálogo

Na noite deste domingo, Yamandú Orsi, candidato da Frente Ampla, dirigiu-se a uma multidão entusiasmada na rambla de Montevidéu, celebrando sua eleição como o próximo presidente do Uruguai. Segundo dados preliminares da Usina de Percepción Ciudadana, a chapa liderada por Orsi obteve 50,1% dos votos, superando Álvaro Delgado, que alcançou 45,7%, em uma eleição que reforça o compromisso democrático do país.

O discurso de Orsi foi amplamente marcado por agradecimentos e pela reafirmação de valores democráticos. “Já são 40 anos de uma democracia ininterrupta, onde decidimos o futuro do país de forma livre e soberana. Isso é um privilégio que devemos cuidar”, destacou o presidente eleito, conforme reportado pelo portal Caras y Caretas.

Orsi também reconheceu a importância dos eleitores que optaram por outras candidaturas e reafirmou sua visão inclusiva: “Este triunfo também é daqueles que abraçam outras ideias. Precisamos de todos para construir um Uruguai melhor, porque não há futuro se levantarmos muros entre as ideias”.

Compromissos para um Uruguai unido

Durante o pronunciamento, o presidente eleito delineou os pilares de sua futura administração, com especial ênfase no diálogo nacional. “Serei o presidente que convoca, uma e outra vez, ao diálogo para encontrar as melhores soluções, ouvindo tanto quem pensa como nós quanto quem não pensa”, afirmou.

Orsi reiterou a promessa de governar para todos, com políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à equidade social. “Uruguai é um só, apesar de nossas diferenças territoriais. Quero um país que caminhe para o desenvolvimento, onde a prosperidade seja compartilhada e ninguém se sinta deixado para trás”, destacou.

Tributo às lideranças históricas

O discurso também foi um momento para homenagear figuras emblemáticas da Frente Ampla, como Tabaré Vázquez, Danilo Astori, José Mujica e Lucía Topolansky. “Aprendi muito com eles, e continuarei aprendendo. Minha tarefa é construir sobre essa base, com humildade, trabalho e profundo amor pelo país”, disse emocionado.

Com tom conciliador, Orsi conclamou todos os uruguaios a unirem esforços em prol do futuro do país. “A partir de amanhã, vamos trabalhar muito, não vamos afrouxar, porque o Uruguai que sonhamos exige o esforço de todos. Saúde, compatriotas!”, declarou.

A eleição de Orsi representa uma nova etapa para o Uruguai, baseada no diálogo, inclusão e renovação de valores democráticos.

fonte: www.brasil247.com

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Comissão aprova benefícios fiscais para mulheres rendeiras

O texto também obriga a administração pública a apoiar a construção de...

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...

Política

Reforma tributária segue em discussão no Congresso

Entre um turno e outro das eleições municipais, as votações importantes no Congresso...