domingo , 18 maio 2025
Ciência

Testes coletivos de inteligência acontecem em 27 cidades brasileiras neste mês de maio

5

Avaliações da Mensa Brasil acontecem no dia 10/5 no Rio de Janeiro (RJ), no 17/5 em Cuiabá (MT), Maceió (AL), Salvador (BA) e Timóteo (MG), no dia 24/5 em Brasília (DF), Pouso Alegre (MG), Ribeirão Preto (SP) e Rio de Janeiro (RJ), e dia 31/5 em Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Limeira (SP), Londrina (PR), Manaus (AM), Natal (RN), Poços de Caldas (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Santos (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP) e Vila Velha (ES)

Maio de 2025 – A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, acaba de anunciar o calendário de maio para a realização dos testes coletivos para identificar pessoas com inteligência muito acima da média. No total, serão 27 cidades contempladas, de 17 estados, neste mês.  

Os testes acontecem no dia 10/5 no Rio de Janeiro (RJ) e no 17/5 em Cuiabá (MT), Maceió (AL), Salvador (BA) e Timóteo (MG). As avaliações seguem no dia 24/5 em Brasília (DF), Pouso Alegre (MG), Ribeirão Preto (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Já em 31/5, os exames acontecem em Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Limeira (SP), Londrina (PR), Manaus (AM), Natal (RN), Poços de Caldas (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Santos (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP) e Vila Velha (ES).

Os exames são destinados às pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior, ainda que incompleto. O local e horário são informados de maneira individual e privada aos inscritos. Os testes são feitos de forma presencial, com o acompanhamento de um profissional de psicologia, conforme diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Segundo Carlos Eduardo Fonseca, presidente da Associação Mensa Brasil, “identificar pessoas com inteligência acima da média é uma ferramenta fundamental para ajudar o Brasil a desenvolver políticas públicas nas áreas de superdotação/altas habilidades e educação inclusiva, que hoje não alcançam a população a ser atendida. Se cerca de 5% da população é superdotada e menos de 39 mil têm atendimento na educação escolar, por exemplo, significa que o Brasil falha em identificá-los”, explica Fonseca.

“Trazer esse problema para o debate público é imprescindível para alcançarmos o pleno atendimento dos direitos de indivíduos com alta inteligência. A Mensa tem papel fundamental neste trabalho, no sentido de contribuir com processos de identificação e proporcionar ambientes que ajudem no desenvolvimento de potenciais de seus membros”, observa o presidente da entidade.

A Mensa Brasil recomenda aos governos brasileiros a adoção de sistema nacional estruturado de avaliação da inteligência de crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental, tanto nas instituições de ensino públicas quanto nas privadas. Esta medida já é aplicada em diversos países, com resultados importantes e positivos. Na visão da entidade, este modelo serviria de base para a ampla identificação dos chamados superinteligentes, ainda nos primeiros anos de escolarização, contribuindo para um melhor direcionamento, desenvolvimento e aproveitamento dos potenciais intelectuais no Brasil, contribuindo para a evolução destes indivíduos e beneficiando a sociedade brasileira.

Atualmente, a associação possui cerca de 5,1 mil brasileiros com superdotação/altas habilidades identificados no território nacional, incluindo cerca de 2 mil crianças e adolescentes e 3,1 mil adultos mapeados.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Ciência

Ferramenta identifica áreas ecologicamente equivalentes para orientar projetos de restauração

Modelo projetado para atender à legislação vigente usa dados de biodiversidade, paisagem...

Ciência

Oceanos devem ter maior protagonismo nas discussões da COP30, defendem especialistas

Tema foi abordado pelo ecólogo marinho queniano David Obura, chairman da Plataforma Intergovernamental sobre...

Ciência

Método de baixo custo remove micro e nanoplásticos da água

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram uma nova abordagem nanotecnológica...

Ciência

Milho parcialmente domesticado é encontrado em cavernas de Minas Gerais

Amostras de milho ainda não totalmente domesticado encontradas em cavernas no Vale...