quinta-feira , 21 novembro 2024
Conflitos

Brasileiros ficam fora da 3ª lista de autorizados a deixar Gaza

48

Uma nova lista com o nome de 571 estrangeiros autorizados a deixa a Faixa de Gaza foi divulgada nesta sexta-feira (3). Não constam brasileiros entre os contemplados. Das 571 pessoas, 367 são estadunidenses e outras 127 são britânicas. Há pessoas ainda da Alemanha, da Itália, da Indonésia e do México, informou a Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia. 

Na segunda lista divulgada nessa quinta-feira (2), dos 576 estrangeiros autorizados a deixar Gaza, 400 eram dos Estados Unidos. Havia ainda nacionais do Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coréia do Sul, Croácia, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça, Sri Lanka e Tchade.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversou nessa quinta-feira com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry, e reiterou o pedido para que os brasileiros retidos na Faixa de Gaza possam passar pela fronteira de Rafah. 

Os 34 brasileiros estão abrigados nas cidades de Khan Younes e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. Segundo o Itamaraty, o esquema de resgate está de prontidão e prevê auxílio desde a saída da Faixa de Gaza – com equipes e ônibus, medicamentos e alimentação – até o embarque no Aeroporto do Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) os aguarda.

A primeira lista com estrangeiros autorizados a deixar o enclave palestino alvo dos bombardeios de Israel foi divulgada na quarta-feira (1º). Até então, uma média de 500 pessoas de outras nacionalidades estão sendo autorizadas a deixar a área do conflito. O Itamaraty informou que espera que, em breve, os brasileiros entrem na lista para deixar a região. (Fonte: Agência Brasil)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Conflitos

Ataque Houthi a Tel Aviv aumenta tensões e possibilidade da eclosão de uma guerra regional

Atentado pode causar um aumento da instabilidade na geopolítica mundial, levando à...

Conflitos

NOTA DAS CENTRAIS SINDICAIS: Saudamos, neste 8 de janeiro de 2024, a democracia

O movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras repudia qualquer ato golpista e...

Conflitos

“Demos a resposta que nos cabia: mais e mais democracia”, diz Lira sobre o 8 de Janeiro

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o...

Conflitos

Nota do Cimi Regional Sul: incêndios criminosos no território Rio dos Índios buscam intimidar indígenas e agricultores

Relatos apontam que pequenos agricultores que negociam indenizações pela demarcação da Terra...