domingo , 24 novembro 2024
BrasíliaPolíticaSaúde

CAS aprova criação de programa de conscientização da depressão infantojuvenil

33

Segundo o texto, o programa deverá envolver a atuação conjunta das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa aprovou, nesta segunda-feira (20), o projeto de lei nº 2.490/22, que cria o Programa Distrital de Conscientização da Depressão Infantojuvenil. Proposta pelo deputado Robério Negreiros (PSD), a iniciativa visa a promover iniciativas capazes de informar a população sobre a incidência da doença entre crianças e adolescentes, alertando para os riscos da ausência de tratamento adequado.

Conforme o texto, o programa tem como objetivos: ampliar a informação e o conhecimento sobre a depressão, suas causas, sintomas, meios de prevenção e tratamento; incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes; combater o preconceito; capacitar profissionais do Sistema Único de Saúde no Distrital, e alcançar excelência na prevenção e tratamento da depressão em crianças e adolescentes.

Para alcançar os objetivos almejados, o projeto de lei estabelece a realização de uma série de ações. Entre elas, a promoção de campanhas de divulgação e de conscientização sobre o tema; a veiculação de material de divulgação, com distribuição de cartazes, informativos, revistas em quadrinhos e álbum de figurinhas, e a realização de seminários, oficinas e peças teatrais em escolas. 

Segundo o texto, o programa deverá envolver a atuação conjunta das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O projeto prevê, ainda, que o governo poderá realizar parcerias e celebrar convênios com entidades públicas, privadas ou de outra natureza. 

Autor do projeto de lei, o deputado Robério Negreiros ressalta que a pandemia de Covid-19 reforçou a necessidade de atenção para a incidência da depressão entre a população infantojuvenil: “As crianças e os adolescentes vivem uma contradição nesta pandemia. Se eles são mais resistentes à ação nefasta do vírus do que os adultos, suas mentes estão entre as vítimas preferenciais do cenário atual”. 

O distrital reforça seu argumento citando estudo da Universidade de Calgary, no Canadá, sobre a depressão pré e pós-pandemia. O levantamento revela que o percentual de jovens com depressão saltou de 12,9% para 20,5%.

O projeto de lei já passou pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) e agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ser votado em plenário. Na CAS, o texto recebeu o voto favorável dos três distritais presentes no momento da votação: Martins Machado (Republicanos), Fábio Felix (Psol) e Robério Negreiros.(fonte:jornaldebrasilia.com.br)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...

Saúde

Associação de Hormonologia critica decisão da Anvisa de suspender implantes hormonais manipulados

A Associação Brasileira de Hormonologia (ASBRAH) criticou a decisão da Anvisa de...

Política

Reforma tributária segue em discussão no Congresso

Entre um turno e outro das eleições municipais, as votações importantes no Congresso...