sábado , 23 novembro 2024
BrasíliaPolítica

Deputado pede que Augusto Nardes seja impedido de atuar em processos que envolvam Jair Bolsonaro

22

O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) pediu nesta terça-feira (22) a suspeição do ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Ribeiro Nardes. O parlamentar solicitou ao TCU que o ministro seja impedido de atuar em processos em que o presidente Jair Messias Bolsonaro figurar como parte. A representação argumenta que houve comprometimento da parcialidade de Nardes, que teve divulgado pela imprensa áudio com falas antidemocráticas contra o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Essa gravação é gravíssima! O ministro deixou claro que apoia as manifestações abusivas e antidemocráticas financiadas por empresários e pelo ramo do agronegócio já identificados pelo Tribunal Superior Eleitoral, e que, portanto, também faz parte do grupinho que insiste em não aceitar a derrota nas eleições. É inadmissível que um ministro, com conexão clara com o atual presidente, analise ações referentes a Bolsonaro em um órgão técnico sério de fiscalização como o TCU”, afirma Elias Vaz.

O parlamentar completa que o áudio enviado pelo ministro corrobora com as pautas golpistas e revela uma postura parcial, ou seja, favorável ao Presidente Jair Bolsonaro. “A postura do ministro está contaminada e ele não tem mais condições morais de julgar nenhuma ação que envolva Jair Bolsonaro após defender ruptura institucional para beneficiar o presidente”.

O áudio – Na gravação, que teria sido enviada a um grupo de amigos do agronegócio no WhatsApp, o ministro afirma, dentre outros fatos, “estar acontecendo um movimento muito forte nas casernas” e que, em breve, aconteceria um “desenlace forte na nação”. Augusto Nardes diz ainda que “a situação para o futuro da nação poderá se desencadear de forma positiva, apesar desse principal conflito que deveremos ter nos próximos dias ou nas próximas horas”.

Em outro trecho, ele ressalta: “Agora veio o Bolsonaro, que despertou a sociedade conservadora e hoje todo mundo está nas ruas aí fazendo a sua defesa desses princípios. Demoramos, mas felizmente acordamos. Demoramos, mas felizmente acordamos”. O ministro revela qual a ideologia sob a qual atua quando informa: “eu acho que é o grande momento, baseado no que falou esse caminhoneiro lá de Sinop, de que é necessário acordar todo o Brasil. Acordar, despertar, ter fé e crença, como nós tivemos lá em (20)15 apresentando pela primeira vez um processo que desmontou, de certa forma, essas estruturas que eles conseguiram remontar agora”.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...

Política

Reforma tributária segue em discussão no Congresso

Entre um turno e outro das eleições municipais, as votações importantes no Congresso...

Política

Comissão de Constituição e Justiça aprova proposta que permite ao Congresso suspender decisão do Supremo

A proposta altera a Constituição e ainda precisa ser analisada por uma...