sábado , 12 abril 2025
BrasíliaJustiça

STF derruba licença ambiental pelo método simplificado

46
STF decide que é inconstitucional concessão de licença ambiental pelo método simplificado

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal decidiu ontem que é inconstitucional a concessão automática de licença ambiental para funcionamento de empresas que exerçam atividades classificadas como de risco médio. A possibilidade estava dentro de uma Medida Provisória editada pelo governo e foi questionada pelo PSB que destacou que a concessão automática, sem análise humana, abria a possibilidade da realização de atividades ambientais de risco, como transferência de carga de petróleo em alto mar e fabricação de fertilizantes. Os ministros do Supremo entenderam que não se pode precarizar o processo de concessão de licenças e destacaram o entendimento de que a dispensa de licenciamento ambiental só é possível por decisão técnica de órgão ambiental que comprove que a atividade não é poluidora nem agressiva ao meio ambiente.
Ainda na área ambiental, o Supremo também determinou o restabelecimento da composição do conselho deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente, do Conselho Nacional da Amazônia Legal e do Comitê Orientador do Fundo Amazônia. Por maioria de votos, o Plenário da Corte declarou inconstitucionais três decretos presidenciais que alteravam a composição desses órgãos.
Também na sessão de ontem, a ministra Cármen Lúcia, cobrou uma apuração rigorosa a respeito da notícia de que, em 25 de abril, uma menina indígena de 12 anos de idade teria sido estuprada e morta por garimpeiros em uma comunidade Yanomami, em Roraima. Cármen Lúcia frisou que fatos como este, que representam clara violação ao direito constitucional à vida e aos direitos humanos, não podem ser tratados como dados estatísticos ou fatos normais da vida.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Justiça

Ouro: decisão judicial pode destravar maior mina a céu aberto do Brasil

A decisão do Tribunal Regional Federal da 1a. Região (TRF1) de nomear...

Justiça

STJ aprova nova súmula sobre conversão de ofício de prisão em flagrante em preventiva

Em decorrência da Lei 13.964/2019, conhecida como pacote “anticrime”, não é mais...

Brasília

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

A cúpula das Forças Armadas acompanha com apreensão os sinais emitidos pelo...

Justiça

Previdência social também contempla as pessoas com deficiência física

Especialista explica sobre os direitos dos PcDs junto ao INSS e como...